Shinobi

Shinobi – O Ninja do bem.

Projeto Social com crianças em locais de alta vulnerabilidade social em São Bento do Sapucaí/SP

Missão
O estabelecimento de uma cultura de paz e desenvolvimento humano estão no cerne do Projeto Shinobi. A pesquisa e a capacitação para fomentar o potencial social e emocional das crianças atendidas estão entre as prioridades, assim como o desenvolvimento sustentável, competências para relações pacíficas, prevenção de conflitos e apresentação da cultura asiática – Língua, Arte, Música, Filosofia e Prática

 

Sobre o nome
Shinobi significa Ninja e a palavra Ninja, aqui no ocidente, é usada como adjetivo representando, entre outras qualidades, uma pessoa ágil, silenciosa, respeitosa, concentrada, leal, pacífica e determinada.

Resumo
O objetivo central de nosso projeto é a pesquisa e atividades que apoiem o desenvolvimento da inteligência emocional e incentivem o autoconhecimento com vivências lúdicas relacionadas à observação de cada um dos cinco elementos naturais – terra, água, fogo, ar e espaço -, ao ser feita de forma viva dentro e fora do nosso corpo, traz a experiência de sermos inseparáveis da natureza, oferecendo uma ecologia humana e cultivando um pensamento científico que seja, ao mesmo tempo, ético e afetivo. Afim de gerar familiaridade ao que será oferecido, aspiramos realizar encontros semanais, de 1 hora e 30 minutos, com a equipe de facilitadores – para realizar as pesquisas e avaliações – e com as crianças de 6 a 12 anos com perfil de vulnerabilidade social. Para o desenvolvimento desse projeto, com duração de três meses os facilitadores/professores se deslocarão até os bairros, facilitando a adesão das crianças. Pode ser considerado de grande relevância, tanto para os alunos do primário quanto para a comunidade em geral, sendo atividades gratuitas e abertas a todos os interessados. Em função desta abertura, nosso projeto pretende alcançar e beneficiar mais de cem (100) crianças. No campo da pesquisa, encontra-se em andamento um grupo de estudo de textos clássicos das culturas indiana, tibetana, permacultura e biologia , baseando-se em autores consolidados, como Bill Mollison, Joseph Campbell, Heinrich Zimmer, Lama Padma Santem, Tenzin Wangyal Rimpoche, Suzan Kaizer Greenland e os cientistas Paul Ekman e Alan Wallace. A pesquisa bibliográfica visa gerar produtos, na forma de materiais didáticos para as crianças e para o público em geral.

 

Histórico
O Projeto Shinobi nasceu em uma tarde de primavera de 2016, quando realizávamos uma prática de yoga no Mirante do Cruzeiro (bairro de São Bento do Sapucaí) e 6 crianças do local, que ali estavam, aceitaram o convite para praticar conosco. A fluidez e alegria vindas das crianças foi tanta que saímos de lá com a certeza de que voltaríamos para desenvolver um projeto nessa comunidade.
O sonho se tornou realidade e iniciamos atividades elaboradas especificamente para a cultura de paz como: yoga, vivências lúdicas de biologia, permacultura, treinamento de plena atenção e lanche natural no final, semanalmente. Para crianças de 6 a 12 anos inscritas no Morro do Cruzeiro, de janeiro a julho de 2017.

Princípios
* Introdução e reconhecimento da flora e fauna da região, assim como a história da região, seu potencial turistico e o seu potencial economico;
* Fomento à inclusão e interação social, trabalho em equipe e cuidados com o meio;
* Reforçar a ligação com a natureza, seus ciclos e seus elementos.
* Apresentação da cultura asiática com harmonização da respiração para o desenvolvimento do equilibrio, concentração, relaxamento;
* Propagação e interiorização da cultura de Paz, de valores fundamentais como Respeito e Amor ao proximo;
* Entendimento e vivência da ética e de virtudes como generosidade, positividade, paciência, calma interior e perseverança;

   

Justificativa
Hábitos saudáveis, consciência corporal, inteligência emocional, respeito à todos os seres e a valorização do meio ambiente, são questões importantes no resgate da qualidade de vida. Este projeto social justifica-se pela promoção destes pontos, trazendo novas perspectivas sobre si e seu entorno.

Local e Infraestrutura
Espaços Públicos dos Bairros

Desenvolvimento
O projeto social ” Shinobi – O Ninja do Bem” está em desenvolvimento. A primeira e segunda fase – 3 meses de cada – foram de adequação das metodologias e avaliação das mesmas. As fases foram estas:
1°- Fase Piloto: Duração de três meses (12 aulas), esta fase teve como objetivo o contato com a realidade da comunidade, entendemos demandas, captamos dados e aplicamos plano de aulas e métodos iniciais.Tivemos pequenos apoiadores nos lanches oferecidos as crianças.
2°- Fase Pré Projeto: Duração de três meses (12 aulas), após a avaliação aplicamos a adequação dos métodos no plano de aulas. Fechamos essa segunda fase levando as crianças para uma vivência no Centro de Meditação – Damma Sarana – em São Paulo, para treinamento de uma metodologia tradicional de meditação guiada por um professor birmanês e realizamos uma apresentação da coreografia de yoga ensaiada com música de cultura de paz em local público com o apoio da Associação Livro Aberto.
3°- Fase Atual: Escrita e implantação de projeto à longo prazo. Pesquisas, avaliações e abertura de novas parceiras e formação de colaboradores. Captação e/ou geração de renda.

Métodos
1. Funcionamento e Inscrição
* Podem se inscrever todas as crianças entre 6 e 12 anos.
* A “Ficha de Inscrição e Termo de Compromisso” será preenchida e assinada pelos pais ou responsáveis, antes do inicio das atividades.
* As mãe podem acompanhar as crianças durante as atividades. Haverá reunião de responsáveis trimestralmente.
* A frequência será controlada nas aulas através de lista de presença. Serão aceitas até 01 falta não justificada, por mês, acima desta quantidade a criança pode perder a vaga.
* A lista de frequência e as impressões de cada aula serão anotadas no “Caderno de Atividades”.
* A proposta do “lanche natural” servido às crianças tem como base frutas, cereais e vegetais. Devem ser evitados leites, carnes, frituras, alimentos industrializados, com corantes e conservantes. Agua Mineral à vontade.

2. Plano e Programa de Aulas
As aulas contam com recursos lúdicos como desenho, jogos e brincadeiras. Musica e utilização de sinos E técnicas de MindFulness para estabelecer concentração. Ofinicas de reconhecimento e valorização do meio, orientações e cuidados pessoais.
São desenvolvidas à partir de temas relacionados aos elementos da Natureza, de acordo com as culturas antigas asiáticas. Utilizando formato de oficinas consecutivas, intermitentes ou individuais. Esta programação é descrita no “Plano de Aulas”, que caracteriza um roteiro aproximado das atividades, temas e conceitos que serão abordados.
As aulas contam com um Programa Básico a ser seguido dentro da temática estabelecida.

Iniciamos com acolhimento de 15 minutos de Yoga;

20 minutos de oficinas ou vivências de Permacultura, Biologia;

15 minutos de Treinamento de Atenção Plena e

Encerramento com lanche natural, sem produtos animais.

 

Equipe Responsável

 

 Alex Silva, Professor Licenciado em Ciências Biológicas, instrutor de atenção plena mental, praticante da meditação Vipassana e Zazen, terapeuta holístico usando Plantas Medicinais, Reiki, Homeostase Quântica, entre outros. Divulga o modo de vida simples com consciência, priorizando a não exploração e respeito pela vida na natureza.

 Lidiane Rosa, Licenciada em Ciências Biológicas, trabalhou seis anos na área educacional, atuando com estudantes de diferentes faixas etárias. Viveu quatro anos em país estrangeiro estudando e trabalhando com crianças.

 Vanessa Mantuani, Instrutora de Yoga pela Humaniversidade que tem chancela da Aliança do Yoga, estudou sutras e fez treinamentos de práticas meditativas, por 2 anos, com mestres da Ordem Budista Chinesa Fo Guan Shan da escola Ch’an (Zen), fez o curso do CEB – Cultivating Emotional Balance, desenvolvido por Paul Ekman e Alan Wallace à pedido do Dalai Lama, continua estudando e participando de Retiros de Meditação e Estudos de origem Tibetana Vajrayana no CEBB (Centro de Estudos Budistas Bodsatva) em São Paulo, Curitiba e no Rio Grande do Sul, com o mestre em física e Lama Padma Samten. Também é formada em Enfermagem e Publicidade.

 

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