Yoga Vajra

Método Yoga Vajra

O foco é a percepção e desenvolvimento de nossa energia vital autônoma

 

 

Filosofia

O método Vajra Yoga é a síntese dos saberes e práticas tibetanas da tradição Nyingma como ensinado por Lama Padma Samten nas escolas CEBB, tradição Bön – com orientação de Tenzin Wangyal Rinpoche e as práticas físicas do Hatha Yoga, assim como ensinado por Patanjali na Índia.

A formulação do método tem o intuito de que todos possam diagnosticar os desequilíbrios da Energia Vital (Lung ou Chi) do seu corpo através da observação dos cinco elementos da natureza, para cura e equilíbrio de forma autônoma. Uma das recompensas será a percepção e desenvolvimento de sua energia auto-surgida, onde nossa felicidade e equilíbrio não depende de fatores externos – que são transitórios. Ao invés de esperar que esses fatores externos se manifestem de forma favorável, acessamos qualidades de sabedoria internas, na vida cotidiana e o equilíbrio acontece naturalmente.

  • Podemos sentir a firmeza da Terra sustentando a estabilidade do corpo e da mente. Também sentir o conforto que traz flexibilidade na vida como a fluidez da Água. Com grande vontade, criatividade e inspiração do Fogo. O movimento da força vital acionado pelo Ar, através de pranayamas e por fim repousar no Espaço onde tudo se manifesta Livre.

 

Proposta de valor do método Vajra Yoga

Criado como um sistema de aulas práticas e teóricas da cultura do yoga no Tibet e na Índia, de forma que o praticante estenda essa experiência para a outras pessoas e para si na vida cotidiana, a fim de conquistar energia auto-surgida de forma que todos que entrem em contato com os praticantes sinta-se beneficiados também.

 

Público do Método Vajra Yoga

  • Professores de yoga ou terapeutas formados ou em formação;
  • Adultos, terceira idade e jovens praticantes ou iniciantes;
  • Crianças e adolescentes praticantes ou iniciantes.

Cada um com uma forma de aplicação própria.

  

  

 

Como o método Vajra Yoga é transmitido:

O método Vajra Yoga é compartilhado com material didático, práticas físicas e práticas contemplativas.

O período de aplicação pode ser:

1-  um final de semana em retiro ou;

2- workshop com duração mínima de 5 horas ou;

3- curso de 5 encontros ou;

4- o conteúdo completo, do método Vajra Yoga compartilhado como matéria na grade curricular de formação de terapeutas em 5 aulas de 2 horas cada.

 

A energia dos cinco elementos baseado na medicina tibetana

Vamos trabalhar:

5 elementos da natureza – terra, água, fogo, ar e éter

5 sabedorias

5 emoções perturbadoras

5 órgãos

5 cores

Usando também os asanas do Yoga índiano.

Curiosidade 1

*Vajra (वज्र) é uma palavra sânscrita que significa relâmpago, como aquilo que ilumina velozmente ou dá significado a algo que é um campo vasto e profundo de possibilidades, O objeto Vajra ou Dorje (em tibetano) tem 5 hastes e cada extremidade, representando as: 5 Sabedorias e os 5 Lungs (energias) em equilíbrio.

 

Curiosidade 2

 Lembram das “bandeirinhas tibetana”?

Elas tem significado profundo que vamos mergulhar:

5 cores (amarelo, azul, vermelho, verde e branco)

5 elementos da natureza (terra, água, fogo, ar e éter – espaço)

5 sabedorias (Igualdade –  Espelho –  Discriminativa – Causalidade – Darmata)

“Os 5 elementos nos afetam profundamente mas geralmente nos perdemos na superfície das experiências com os elementos da natureza, sem perceber que a intimidade com os elementos pode nos ligar ao sagrado e nos conduzir a cura, ao equilíbrio e a um entendimento mais profundo de nós mesmos” Tenzin Wangyal Rinpoche

 

❤

“Ao longo de 5 anos como professora de Yoga em diversas escolas e espaços terapêuticos, percebi que com apenas 1h30 de aula – que é o tempo máximo para aulas semanais – não era possível transmitir a essência do Yoga Vajra e ficávamos apenas na superfície…no razo…PARA MERGULHAR NA PRÁTICA de Yoga Vajra é preciso mais tempo em uma aula que não esteja focada apenas em realizar poucos Asanas (posturas psicofísicas) e pouco tempo de Shamata (treinamento de atenção plena), Pranayamas (exercícios respiratórios) e o Darma que é a sabedoria por trás do Yoga Vajra. Então a solução que e criei foi oferecer Oficinas de aprofundamento em lugares variados do Brasil para pessoas interessadas nesses conhecimentos milenar e técnicas de auto-diagnóstico da medicina tibetana, da prática do conjunto de procedimentos de auto-cura e reequilíbrio da Energia Vital (Lung ou Chi)…desenvolvendo o relaxamento e concentração, para introduzir a meditação tanto da maneira analítica baseado nas escolas da tradição Nyingma do Tibet e dos inscritos de Patanjali da Indía” 

Instrutora: Vanessa Mantuani 😉

Vanessa Mantuani formou-se em Enfermagem, Publicidade e como instrutora de Yoga na Humaniversidade, estudou sutras e fez treinamentos com mestres da Ordem Chinesa Fo Guan Shan da escola Ch’an (Zen), participou do CEB – Cultivating Emotional Balance, continua participando de Retiros de Meditação no CEBB  (Centro de Estudos Budistas Bodisatva) com o mestre em física e  Lama Padma Samten.  Escreve artigos, sobre yoga, para os sites Catraca Livre, AconteceSãoBento e VivaZen. Hoje compartilha o Método Vajra Yoga em escolas, por 3 anos para Prefeitura de Barueri/SP e realiza projeto com crianças em parceria com o CRAS (Secretaria De Assistência Social). Oferece workshops, palestra e vivências de formação para professores e terapeutas.

Mais informações sobre o método Yoga Vajra, fale com a gente Aqui

 

Referências bibliográficas:

  • A Cura Tibetana Através Do Som – Tenzin Wangyal Rinpoche;
  • A Cura Através da Forma, da Energia e da Luz – Tenzin Wanggyal Rinpoche;
  • Portões da Prática Budista – Chagdud Tulku Rinpoche;
  • A Roda da vida como caminho para a lucidez – Lama Padma Samten;
  • Aquietando a Mente: Ensinamentos Sobre Shamatha – B. Alan Wallace;
  • Hatha-Yoga-Pradipikã. Uma Luz Sobre o Hatha-Yoga – Svamin Svatmarana;
  • Autoperfeição Com Hatha Yoga – Hermógenes;
  • Iyengar Yoga, Posturas Principais – B. K. S. Iyengar;
  • Manual da Cura Tibetana – Thomas Dunkkenberg.

Copyright 2014 Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Appers.